top of page

Preparamos estudantes para os concursos vestibulares em nível nacional. Honrando tudo o que  estabelecemos ao nosso alcance, sempre estimulando o melhor de nossos colaboradores, demonstrando ao longo de nossa história, que os nossos alunos podem alcançar os seus SONHOS.  

580E4129-55CA-491B-9DDE-C1FA8739F65F (1).PNG
IMG_5412.JPG

2010

P5310042.JPG

2009

P7210218.JPG

2009

20190927_113305.jpeg

2019

Permitir que sonhos se concretizem através do compartilhamento de conhecimentos nas diferentes áreas de ensino, oferecendo metodologias que além de contribuírem para atingir o tão sonhado objetivo, humanizam e direcionam para a VIDA. 

Missão

Visão

Contribuir com o crescimento intelectual dos estudantes em toda região norte do Brasil, buscando novos ensinamentos e alimentando sonhos através da aprovação nas instituições de ensino superior. Sendo referência na educação em âmbito nacional.

A vida é realmente uma viagem, com encontros, desencontros, chegadas e despedidas. E, neste percurso, a troca de experiências é um ponto crucial para que consigamos adquirir durante a viagem da vida uma carga de conhecimento e relações que impulsionarão nossa existência. É inegável que os desafios que perpassam esta viagem tornam a caminhada mais gratificante e encorajadora. 

Rememorando os primeiros passos da nossa instituição, posso elencar duas palavras que foram determinantes a nós, idealizadores deste sonho, são elas: Coragem e Determinação. Os primeiros passos foram dados, quando, no final da década de 90, Neres e eu, fomos convidados a fazer parte de um cursinho gratuito, organizado pela juventude socialista,  em preparação ao vestibular da UEA,  que estava sendo implantada aqui em Parintins. Com o desejo de ajudar e contribuir com a  educação dos jovens da nossa cidade, com o intuito de mudar vidas, nós aceitamos o desafio. Mas, essa experiência não contribuiu somente com a vida dos estudantes, a quem o cursinho era destinado, pois foi uma contribuição significativa para o nosso amadurecimento profissional.

Terminado o projeto inicial do curso gratuito, outro convite foi novamente lançado a mim, fui convidada para dar aula de Química e Biologia, em um cursinho muito renomado naquela época. Eu iria substituir um professor que estava retornando para Itália. Entretanto, houve certo receio, mas como eu precisava completar a renda, resolvi aceitar. A responsável pelo curso, Fátima Guedes, uma pessoa extraordinária, ensinou-me muito por meio da sua experiência. No entanto, resolvi deixar o curso porque não queria trabalhar com o reforço escolar. Neste curso conheci muitos colegas, entre eles, Cledenilson, admirável professor de matemática  e sua contribuição  foi significativa para a realização desse sonho. 

Para a minha surpresa alguns alunos me procuraram propondo que eu continuasse dando as aulas em minha residência (química e biologia), muito grata pelo reconhecimento eu aceitei de maneira provisória mergulhar nesta empreitada.  Em 2004, uma pessoa muito especial, Ester Almeida Lima, ligou-me e disse que montaria uma turma, com moderado número de alunos, para eu continuar trabalhando. Então, particularmente, ela foi à pessoa que montou a primeira turma oficial e outros alunos vieram somar – seus 4 filhos (Lais, Nadia, Stella e Joel) estudaram aqui nesta instituição.

Assim, convidei professor Cledenilson para trabalharmos no cursinho em preparação ao vestibular. O sucesso da aprovação dos nossos alunos foi surpreendente que a repercussão na cidade de Parintins foi grande. Então, resolvi colocar as disciplinas Lingua Portuguesa, Literatura e Redação. Convidei minha professora e colega  Arleide Maia Pinheiro para trabalhar e fazer parte da equipe, contendo três professores.  De lá para cá, contei com a colaboração de muitos pais e mães, entre eles, Valdenize Redig, uma pessoa mãe  extraordinária, sempre disposta a ajudar quando precisava; Dionisio e Leonor; Catarina e Evandro; Delma Goes e Aldson; Alda Pinheiro e Raimundo; Jonas e Rosilene; Socorro Rodrigues; Valdemarina; Eliomar; Marcilena; Carmem Lourdes; Odinéia Farias e Alfredo;  Francisca Keila e muitos  outros. Eternamente grata  a todos.

É claro que iniciamos com muita dificuldade e em um pequeno espaço, aos poucos  Cledenilson, Arleide e eu, fomos transformando nossa vida, moldando nossas metodologias, melhorando por meio das experiências adquiridas com todos aqueles que por aqui passaram. Minha colega  Arleide  foi para o IFAM mas continua trabalhando quando tem disponibilidade e meu colega Cledenilson é hoje professor Dr. da UFAM, foi um dos idealizadores e seguiu outros caminhos. O Professor Neres e eu continuamos concretizando a existência desta instituição.

A procura aumentou tanto com as aprovações, tivemos que agregar outras disciplinas: geografia e história. Hoje somos uma equipe de vinte professores. Lembram que eu disse que a viagem da vida é cheia de encontros e desencontros? Dessa forma seguimos, disseminando conhecimento e humanizando nossos alunos para alçarem os voos mais significativos de suas vidas. Encontramo-nos nas nossas salas de aula, instruímos, ensinamos, valorizamos suas potencialidades e motivamos para o sucesso em sua trajetória – esses são nossos encontros. Porém, estamos preparados para os desencontros, quando o resultado positivo chegar e não tiverem mais que dividir conosco seus anseios. Muitos passaram por aqui, muitos outros passarão. Em meio aos desencontros desta viagem, sabemos que bem lá frente iremos nos encontrar novamente e relembrar tudo aquilo que foi/é vivido nesta instituição.

O nome escolhido Curso Preparatório Pré-vestibular “Antonio Neres” homenageia a pessoa que me completa nos sonhos e na realidade do dia a dia nesses anos de sucesso e vitórias.

 

Professora Lenilda Ferreira.

bottom of page